O serviço
de atendimento educacional especializado é uma nova visão da Educação Especial,
sustentada legalmente e é uma das condições para o sucesso da inclusão dos
educandos com deficiência.
É
importante ressaltar que este atendimento educacional não é um ensino
particular, nem reforço escolar, ele pode ser realizado em pequenos grupos, não
significa atender em grupos homogêneos, por patologias e/ ou desenvolvimento.
Pelo contrário, os grupos devem se constituir obrigatoriamente por educandos da
mesma faixa etária e em vários níveis do processo de conhecimento.
O objetivo serviço
de atendimento educacional especializado – SAEDE é propiciar aos educandos com diagnóstico
de deficiência mental, matriculados no ensino regular, possibilitando avanços
significativos no seu processo de ensino e aprendizagem.
O Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE,
caracteriza-se por:
·
Espaço de investigação e produção de alternativas
pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, que
possibilitem aos educandos a construção, ampliação e apropriação do
conhecimento científico.
·
Atendimento com objetivos, metas e procedimentos
educacionais diferenciados do ensino regular, não sendo ensino particular e ou reforço
escolar.
·
Ação coletiva, sistematicamente avaliada, integrada ao
trabalho cotidiano da escola, envolvendo: direção, especialistas, integradores
de ensino da geect, saede,
professores, pais e alunos.
·
Atuação do professor não substitui as funções do professor
responsável pela sala de aula do ensino regular.
·
Serviço de caráter complementar, não substituindo o
ensino regular.
Tem por objetivos específicos:
· Atender educandos com deficiência mental;
· Pesquisar e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a
elaboração conceitual;
· Atuar em caráter preventivo;
· Orientar, assessorar e acompanhar a escola do ensino regular;
· Articular encaminhamentos para outros serviços;
· Orientar a família;
· Estabelecer articulações com os diferentes segmentos da sociedade.
ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DE SAEDE:
· Informar junto à equipe técnica e administrativa da escola do ensino
regular quanto às características do serviço e as
peculiaridades dos educandos com deficiência atendidos no SAEDE;
· Orientar e
subsidiar sistematicamente os profissionais do ensino regular;
· Planejar
possibilitando a elaboração conceitual,
conforme as necessidades dos educandos;
· Solicitar
colaboração dos demais técnicos de educação especial, quando necessário, para a
elaboração do plano de atividades pedagógicas,
relatórios, cronogramas de orientações do ensino regular, avaliações e outras
orientações (verbal e por escrito);
· Utilizar
recursos existentes na instituição de ensino e na comunidade para enriquecer a
ampliação das atividades;
· Propor
intervenções pedagógicas que possibilitem a efetiva participação dos educandos
no ensino regular;
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a
Deficiência Mental. Brasília: MEC, SEESP, 2005.
SANTA
CATARINA. Diretrizes para Implantação das Salas de Recurso na Área da
Deficiência Sensorial. Florianópolis: FCEE, 2001.
SANTA
CATARINA. Diretrizes para o Atendimento do Serviço de Apoio Pedagógico.
Florianópolis, SED/DIEF, 1999.
SANTA
CATARINA. Política de Educação Especial – Versão Preliminar.
Florianópolis, FCEE, SED, 2005(mimeo).
TRABALHO EM UM A SALA SEI BEM COMO ´W ISSO AMOR DEDICALÇÃO E INTERAÇÕA
ResponderExcluir