Os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais junto com o Professor da Disciplina de Artes Toninho, estão realizando aqui na EEB Altamiro Guimarães o "Museu na Escola". Os alunos trouxeram vários objetos antigos muito interessantes, sendo que estão em exposição no corredor da direção da escola. São peças carregadas de muita história. Estão expostas máquina de escrever, ferro de passar, louças, máquinas fotográficas, telefones, dinheiro, ferramentas, relógios entre outros. O horário de visita é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.
O que é
instalação
A Instalação em artes visuais é
um tipo de obra artística que
procura construir um ambiente ou uma
cena em que os objetos e as estruturas que o compõem interagem com o espaço em que está e também com o corpo
e o ponto de vista do observador já que
o mesmo deve percorrer a instalação para contemplá-la.
Esse trabalho foi realizado pelas
8ª Séries I, II, III, IV, V e VI,
foi desenvolvido pela professora de
Artes Cleusa Maria Rodrigues, onde todos
os alunos se envolveram de alguma forma, resgatando CDs velhos, pintando,
amarrando e pendurando os CDs.
Foi muito bom ter feito essa instalação,
interferindo no espaço onde há grande circulação de pessoas, chamando a atenção
de todos que por ali passavam.
O objetivo era chamar a atenção
para a valorização do ser humano. No centro da instalação havia uma caixa sobre uma mesinha, ao abri-la via-se um espelho e os dizeres ”
VOCE É MARAVILHOSO, A MELHOR OBRA DE DEUS.”
Escola sem LIXO
Todos os locais são geradores de lixo, principalmente quando
se trata de lugares de grande concentração de pessoas, que é o caso das
escolas.
Não é de hoje que o lixo incomoda muita gente no mundo todo,
por isso a professora de Artes Cleusa
Maria Rodrigues da Escola Altamiro Guimarães, bolou um teatro com as 6ª séries para controlar um pouco a emissão de lixo durante o
recreio na escola.
Funcionou da seguinte forma: Alguns alunos saiam fantasiados de maneira a chamar a
atenção, carregando uma placa com os
dizeres “COLOQUE SEU LIXO NA LIXEIRA”, os alunos aderiram a ideia e deu muito
certo. Temos esperança que os alunos se conscientizem de que
cuidar do que é de todos, é bom para
TODOS .
Os professores da EEB Altamiro Guimarães promoveram uma semana de Formação continuada no recesso escolar do Mês de julho de 2012.Segue abaixo no vídeo algumas imagens da formação.
LITERATURA
ESTILO DE ÉPOCA/ ESTILO INDIVIDUAL
Atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa com a professora Josete e alunos das 1ª séries E.M.
O bjetivo do trabalho é levar o aluno a identificar o estilo de época. Constatando os traços comuns na produção de uma mesma época, tendo em vista que o estudo da literatura depende do reconhecimento dos padrões e semelhanças que constituem o estilo de época. Diferenciar o uso particular que um escritor ou poeta faz dos elementos que destinguem uma estética, definindo assim o estilo individual.
A partir da leitura do quadro de Leonardo Da Vinci " Mona Lisa" 1503-1506, iniciar uma conversa sobre a época que o quadro foi produzido e suas peculiaridades. Sendo assim podem visualizar alguns trabalhos em que os alunos fizeram uma releitura do quadro para a época atual.
Apresentação de trabalho sobre as Pirâmides
Alunos do
Exposição de trabalhos de Artes, orientados pela professora da disciplina, Profª Cleusa. Turmas 6ª séries e 8ª série.
Trabalho realizado na disciplina de Língua Portuguesa sobre Gêneros Textuais com a turma 2ªIV E. M. professora Cláudia C. R. Monteiro
LIXO
As turmas 6ªII e 6ªIII realizaram leituras sobre o tema: LIXO. Os textos foram selecionados visando levar ao aluno a refletir sobre a importância de atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com a preservação do meio ambiente e com o bem estar de cada um e da sociedade em que ele vive.
Foram produzidos cartazes em sala de aula alertando sobre o problema do lixo.
RECICLAGEM: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
Em grupos os alunos reutilizaram embalagens recicláveis e deram um novo uso para o lixo.
Alunos do
Carta para minha Mãe!
" Carta para minha mãe" surgiu a partir de conversas tidas em sala de aula com os estudantes das 7ª séries nas aulas de Língua Portuguesa. Trabalhando-se com temas relacionados à adolescência, viu-se que conflitos entre pais e filhos nesta época são frequentes e muitas vezes o sentimento de imcompreensão dos filhos gera um clima ruim entre ambas as partes. Dessa forma, muitos sentimentos bons são sufocados, já que estes filhos têm vergonha de revelá-los, especialmente às mães.
Assim sendo, aproveitou-se a ocasião " Dia das Mães" para dizer o quanto cada mãe é importante para seu filho ou sua filha. O quanto o filho ou a filha se orgulha da mãe que tem e, mesmo ela sendo exigente e brava, ele reconhece que é para seu bem e a ama, sempre.
Foi uma maneira de descobrir revelações muito íntimas e autênticas de adolescentes que verdadeiramente amam
suas mães.
Profª Regina R. Petri
Uma Mãe especial!
Este foi o tema desenvolvido pelos alunos dos 6ºanos nas aulas de Língua Portuguesa. Criar uma mãe especial, bem humorada, que pudesse suprir todas as necessidades que um filho possa ter, sejam elas afetivas, financeiras ou até mesmo inventivas.
As "mães especiais" foram desenhadas pelos próprios alunos, ressaltando-se o que se queria evidenciar, lógico, com criatividade e uma pitada de bom humor.
Foi um trabalho interessante e prazeroso, já que os estudantes tiveram que parar e pensar sobre as características de suas mães, sempre manifestando o interesse de se fazer o melhor, já que se tratava de alguém realmente muito especial.
Profª Regina R. Petri
Trabalhos realizados na disciplina de Língua Portuguesa com a professora Josete.
Teatro 6ªsérie III
MATEMÁTICA ALÉM DOS LIVROS
Para tornar os conteúdos de matemática mais atrativos e complementar à revisão para o Vestibular, o professor Crystian, propôs um desafio aos alunos: crir uma paródia sobre a matemática.
E o resultado? Empenho total!
Valeu terceirão!
Exposição de trabalhos de Artes, orientados pela professora da disciplina, Profª Cleusa. Turmas 6ª séries e 8ª série.
Trabalho realizado na disciplina de Língua Portuguesa sobre Gêneros Textuais com a turma 2ªIV E. M. professora Cláudia C. R. Monteiro
LIXO
As turmas 6ªII e 6ªIII realizaram leituras sobre o tema: LIXO. Os textos foram selecionados visando levar ao aluno a refletir sobre a importância de atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com a preservação do meio ambiente e com o bem estar de cada um e da sociedade em que ele vive.
Foram produzidos cartazes em sala de aula alertando sobre o problema do lixo.
RECICLAGEM: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
Em grupos os alunos reutilizaram embalagens recicláveis e deram um novo uso para o lixo.
Exposição dos trabalhos obtidos com a reciclagem.
Rap do Lixo
Muita coisa, sem pensar no futuro,
no lixo é jogado,
mas para um futuro melhor, isto
pode ser reciclado.
Com uma grande obra prima
isto pode ser reaproveitado.
E com isto fica para todos
uma grande certeza,
Que reciclando alguns produtos teremos uma melhor preservação da natureza.
Tanta gente jogando lixo fora
e fazendo exigência,
outras pessoas catando lixo para a sua sobrevivência.
Pessoas jogando lixo na natureza, sem pensar em
um perigo iminente,
outras aproveitando este lixo,
se tornando muito inteligente.
Seja consciente e aprenda a amar,
recicle o lixo, para nosso mundo
melhorar!
Acessado em:18/08/11 http://www.mundojovem.pucrs.br
TRIBOS URBANAS
"As tribos urbanas são constituídas de grupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir e agir.
O fenômeno das tribos urbanas se constitui nas diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles.
O fenômeno das tribos urbanas se constitui nas diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles.
Nas grandes cidades, principalmente, encontram-se as tribos juvenis, que são grupos de jovens que falam a mesma língua, possuem os mesmos costumes, em busca do encontro, do proibido, do prazer, de diversão e de um ideal que os façam diferentes.
Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.
Uma tribo jovem não é determinada por sua ideologia política, pois, nesse caso, o movimento hippie e o movimento punk seriam iguais. Apesar de ambos serem movimentos anarquistas, as atitudes dos hippies e dos punks são muito diferentes."
http://www.tribosurbanas.com/
Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.
Uma tribo jovem não é determinada por sua ideologia política, pois, nesse caso, o movimento hippie e o movimento punk seriam iguais. Apesar de ambos serem movimentos anarquistas, as atitudes dos hippies e dos punks são muito diferentes."
http://www.tribosurbanas.com/
Este trabalho foi realizado pela professora Josete na disciplina de língua Portuguesa com alunos das 8ª séries. Dando continuidade ao tema Bullyng, foram realaizadas leituras extras visando propiciar ao aluno a oportunidade de pensar sobre sua conduta e a dos outros. Por isso, conhecer as tribos urbanas: nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias politicamente semelhantes foi de grande importância.
Assim, cada grupo de alunos das 8ªI, 8ªII e 8ªIII pesquisou a fundo uma tribo urbana. Prepararam uma apresentação para os colegas onde deveriam explicar sua tribo, mostrar sua origem, preferências e ideologias, também caracterizados conforme o estilo de cada tribo.
VISITA AO MUSEU- MASC
Algumas imagens dos alunos das turmas 3º I, 3ºII e 3III do Ensino Médio que realizaram uma visita ao Museu no centro de Florianóplis. A professora da disciplina de artes Eliana, acompanhou seus alunos no passeio.
"LIPDUB THE SMURFS THE BLACK EYED PEAS BRASIL EEB ALTAMIRO GUIMARÃES "
Atividade desenvolvida na disciplina de Língua estrangeira pelo teacher Sênio Mendes do Amaral com seus alunos do ensino fundamental das séries finais.
Acessem o vídeo no youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=vepzkmIKhEs
Trabalho realizado com as turmas das 8ª séries I-II-III-IV e V sob orientação da professora de Língua portuguesa Josete .
Atividade sobre Bullyng.
Este comportamento é praticado por um sujeito (designado de bully - valentão) ou por um grupo de sujeitos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro sujeito ou grupo de sujeitos. É perpetado por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.
A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
O bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e, em último caso, ao suicídio conhecido por "bullycide".
A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
O bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e, em último caso, ao suicídio conhecido por "bullycide".
TRABALHOS REALIZADOS NA DISCIPLINA DE ARTES
Atividade realizada através de pesquisas na sala de tecnologia e concluidas em sala de aula. Alunos dos 3º anos do EM orientados pela educadora Eliana Oliveira de Souza na disciplina de artes.
TEMA:OP ARTE
TEMA: POP ART
DADAÍSMO
TEMA: DADAÍSMO
Turmas dos 2º anos E.M.
tema: carnaval
TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O teatro "chapeuzinho vermelho" foi organizado pelo professor da disciplina de artes, "Toninho". Esteve presente para prestigiar a apresentação todos os alunos e professores do ensino fundamental de 1ª à 4ª série do período matutino.
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.
Parabéns crianças.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 15/07/10
Alunos do 1ºI período matutino apresentando trabalho sobre" Cultura Gótica" orientados pela profª Angela Della Flora na disciplina de sociologia.
MAQUETE SOBRE FEUDO 6ªIII
Atividade desenvolvida na aula de história pela professora Ana Cristina e alunos da 6ªsérie III
d + muito legal
ResponderExcluiré muito interessante
ResponderExcluirQue demais essas fotos adorei... uma mais engraçada que a outra ... by:kéh
ResponderExcluirpoe na tela aamarelo
ResponderExcluirMuito legal pakas muito engraçado kkkk
ResponderExcluirby: Eduardo João Schvartz