ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALTAMIRO GUIMARÃES

Rua Daniel Petry-678-Centro-Antônio Carlos /SC

Fone: (48) 36655869

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA - Profª Margarete

                       ENCONTRO DE CULTURAS

Este movimento está sendo realizado com o propósito de dar visibilidade aos trabalhos construídos pelas turmas dos 1º e 2º anos no Ensino Médio sobre Fenômenos Culturais Brasileiros. Neste sentido, foi proposto pela disciplina de Sociologia que os estudantes se organizassem em pequenos grupos para a construção e apresentações das riquezas culturais brasileiras.
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

PROFESSORA MARGARETE


VALEU MINHA GENTE!!!!!!!!






















































Olá Minha gente!

Inicialmente foi proposto pela disciplina que os estudantes se organizassem em pequenos grupos para o desenvolvimento de Seminários Temáticos que envolveram os seguintes conteúdos: BULLYNG; TRÁFICO DE PESSOAS; PEDOFILIA; VESTIBULAR; RACISMO; ECA; DROGAS; ABUSO SEXUAL; VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO; DIFERENÇAS RELIGIOSAS; ALCOOLISMO; RIVALIDADE ENTRE AVAÍ E FIGUEIRENSE; PRECONCEITO; VIDA DE CAMINHONEIRO, ADOLESCENTES GRÁVIDAS; BISSEXUALIDADE, DEPENDÊNCIA QUÍMICA; VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS; ARMAMENTO E DESARMAMENTO; MEDICINA ALTERNATIVA; ABORTO; O QUE HÁ POR TRÁS DA MÍDIA; TRIBOS URBANAS; GOVERNO COLLOR; ONDA DE ATAQUES EM ONIBUS; MODIFICAÇÕES CORPORAIS E SAÚDE PÚBLICA. Os assuntos foram escolhidos pelos estudantes.
               Após as apresentações, cada turma foi dividida em dois grupos para a elaboração de Paródias ou Composições Musicais que envolvessem todos os temas trabalhados pelas respectivas turmas.

E o resultado você confere a seguir...





























Um comentário: