ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALTAMIRO GUIMARÃES

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segunda-feira, 11 de março de 2013

SAEDE - Serviço de Atendimento Educacional Especializado


O serviço de atendimento educacional especializado é uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente e é uma das condições para o sucesso da inclusão dos educandos com deficiência.

É importante ressaltar que este atendimento educacional não é um ensino particular, nem reforço escolar, ele pode ser realizado em pequenos grupos, não significa atender em grupos homogêneos, por patologias e/ ou desenvolvimento. Pelo contrário, os grupos devem se constituir obrigatoriamente por educandos da mesma faixa etária e em vários níveis do processo de conhecimento.

O objetivo serviço de atendimento educacional especializado – SAEDE é propiciar aos educandos com diagnóstico de deficiência mental, matriculados no ensino regular, possibilitando avanços significativos no seu processo de ensino e aprendizagem.

O Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, caracteriza-se por:


·       Espaço de investigação e produção de alternativas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, que possibilitem aos educandos a construção, ampliação e apropriação do conhecimento científico.

·       Atendimento com objetivos, metas e procedimentos educacionais diferenciados do ensino regular, não sendo ensino particular e ou reforço escolar.

·       Ação coletiva, sistematicamente avaliada, integrada ao trabalho cotidiano da escola, envolvendo: direção, especialistas, integradores de ensino da geect, saede, professores, pais e alunos.

·       Atuação do professor não substitui as funções do professor responsável pela sala de aula do ensino regular.

·       Serviço de caráter complementar, não substituindo o ensino regular.


 Tem por objetivos específicos:


·       Atender educandos com deficiência mental;

·       Pesquisar e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a elaboração conceitual;

·       Atuar em caráter preventivo;

·       Orientar, assessorar e acompanhar a escola do ensino regular;

·       Articular encaminhamentos para outros serviços;

·       Orientar a família;

·       Estabelecer articulações com os diferentes segmentos da sociedade.

 

 ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DE SAEDE:


·       Informar junto à equipe técnica e administrativa da escola do ensino regular quanto às características do serviço e as peculiaridades dos educandos com deficiência atendidos no SAEDE;


·       Orientar e subsidiar sistematicamente os profissionais do ensino regular;


·        Planejar possibilitando a elaboração conceitual, conforme as necessidades dos educandos;

·       Solicitar colaboração dos demais técnicos de educação especial, quando necessário, para a elaboração do plano de atividades pedagógicas, relatórios, cronogramas de orientações do ensino regular, avaliações e outras orientações (verbal e por escrito);

·       Utilizar recursos existentes na instituição de ensino e na comunidade para enriquecer a ampliação das atividades;

·       Propor intervenções pedagógicas que possibilitem a efetiva participação dos educandos no ensino regular;


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

SANTA CATARINA. Diretrizes para Implantação das Salas de Recurso na Área da Deficiência Sensorial. Florianópolis: FCEE, 2001.

SANTA CATARINA. Diretrizes para o Atendimento do Serviço de Apoio Pedagógico. Florianópolis, SED/DIEF, 1999.

SANTA CATARINA. Política de Educação Especial – Versão Preliminar. Florianópolis, FCEE, SED, 2005(mimeo).