ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALTAMIRO GUIMARÃES

Rua Daniel Petry-678-Centro-Antônio Carlos /SC

Fone: (48) 36655869

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EEB ALTAMIRO GUIMARÃES REALIZA MELHORIAS E ADEQUAÇÕES NA INSTALAÇÃO ELÉTRICA DA ESCOLA COM RECURSOS PRÓPRIOS E DO PDDE

A EEB Altamiro Guimarães, localizada no Centro de Antônio Carlos – SC passa por melhorias e adequações na rede elétrica da escola. Na manhã de teça-feira (10/09) começaram as obras. Estão sendo instaladas caixas de distribuição de energia elétrica, com mangueiras e fios adequados à demanda atualmente necessária pela escola e também para futuras instalações. Tem por objetivo imediato colocar em pleno funcionamento os aparelhos de ar condicionado existentes na unidade escolar. Os aparelhos já faziam parte do patrimônio da escola, porém estavam sem funcionar por falta e infraestrutura na rede elétrica.
            Segundo o diretor da Escola Jucélio L. Schmitt, estão sendo utilizados os recursos repassados pelo governo federal através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e recursos da APP (Associação de Pais e Professores) da escola arrecadados em festas promovidas pela mesma. No total serão investidos R$ 58.000,00 (cinqüenta e oito mil reais).
            O Prédio da EEB Altamiro Guimarães tem 57 anos de existência e atualmente conta com 1.167 alunos matriculados entre o ensino fundamental e médio.






segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Museu na escola



Os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais junto com o Professor da Disciplina de Artes Toninho, estão realizando aqui na EEB Altamiro Guimarães o "Museu na Escola". Os alunos trouxeram vários objetos antigos muito interessantes, sendo que estão em exposição no corredor da direção da escola. São peças carregadas de muita história. Estão expostas máquina de escrever, ferro de passar, louças, máquinas fotográficas, telefones, dinheiro, ferramentas, relógios entre outros. O horário de visita é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.














    

ENCONTRO DE CULTURAS

Este movimento está sendo realizado com o propósito de dar visibilidade aos trabalhos construídos pelas turmas dos 1º e 2º anos no Ensino Médio sobre Fenômenos Culturais Brasileiros. Neste sentido, foi proposto pela disciplina de Sociologia que os estudantes se organizassem em pequenos grupos para a construção e apresentações das riquezas culturais brasileiras.
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

PROFESSORA MARGARETE


VALEU MINHA GENTE!!!!!!!!